Noticias
Festival Folclórico de Sairé
Realizada anualmente (no mês de setembro) o Festival Folclórico de Sairé é uma das maiores manifestações Folclóricas da Amazônia. Promovida há cerca de 300 anos pela comunidade de Alter do Chão, em Santarém (PA), o evento ganha adeptos em diversificadas regiões do País.A programação inclui o levantamento de mastros enfeitados, procissão, ladainhas, exibições de diversas manifestações folclóricas, além de shows musicais.
O Sairé, que na Grande Enciclopédia da Amazônia, do historiador Carlos Rocque, aparece registrado com cedilha, é um semicírculo de madeira, que contém o relato bíblico do dilúvio: o grande arco representa a arca de Noé, os espelhos a luz do dia, os doces, as frutas, a abundância de alimentos existentes na arca, o algodão, o tamborim, a espuma e o ruído das ondas durante os 40 dias de dilúvio. Os três semicírculos simbolizam a Santíssima Trindade.
Sairé foi criado pelos índios como forma de agradecimento e homenagem aos portugueses, que colonizaram o Médio e Baixo Amazonas. Os índios teriam confeccionado o Sairé imitando os escudos usados pelos colonizadores, incluindo as cruzes que simbolizam o mistério da Santíssima Trindade. O caráter religioso teria originado, portanto, dessa referência dos indígenas para com os portugueses.
Contudo, a origem do Sairé também é atribuída aos frades Jesuítas, que teriam criado o símbolo para ajudar na catequese dos indígenas.
O desenvolvimento da atividade turística em Alter do Chão contribuiu para o resgate, na década de 70, da tradicional festa que havia sido interrompida por volta de 1943 em conseqüência de questões religiosas.
A partir desse fato, o Sairé passou a ser realizado durante a segunda semana de julho de cada ano, separado das comemorações em homenagem à padroeira da vila, em janeiro.
Festa atual acontece no verão
Desde 1997, houve uma nova mudança de data. Ao invés de julho passou para setembro, em razão da força do verão amazônico. A importância sócio-econômica da festa tem fundamental relevância, pois aliada às belas paisagens naturais da região, constitui-se em atrativo turístico que se reverte em fonte de renda para a vila e para Santarém.
Durante a realização deste evento, circulam pelo balneário cerca de 150 mil pessoas.
A comunidade de Alter do Chão, onde acontece a festa do Sairé, banhada pelo rio Tapajós, foi considerada pela mídia européia como a cidade detentora da mais bela praia do Brasil.
« Voltar